Procrastinação: o que fazer quando não sabemos por onde começar

A procrastinação é um dos temas mais frequentes quando se fala de mudança de hábitos, atingimento de metas e produtividade pessoal.

Porém, existem muitos tipos de procrastinação e diversos são os fatores que as causam.

Neste artigo você aprenderá como vencer a procrastinação causada por não saber por onde começar a fazer algo.

Com exceção dos  pré-crastinadores (sim, eles são raros, mas existem), todo mundo já se pegou procrastinando. Seja aquela promessa de ano novo de emagrecer ou aquela ida ao banheiro durante um filme interessante. Logo, é preciso entender que a procrastinação é um fenômeno natural da mente humana.

Porém, a coisa começa a ficar séria quando a procrastinação nos impede de fazermos aquelas coisas que irão definir nosso futuro, tais como aprimorar nossas habilidades e competências e ter mais conquistas na vida. E coloca sério nisso…

Basta uma rápida busca no Google e no Quora para vermos o quão popular é o assunto. Temas como “Como vencer a procrastinação”, “Dicas para parar de procrastinar”, “Como parar de procrastinar: 7 passos práticos” infestam os blogs e as redes sociais.

Bem… Parece que essas milhares de dicas não estão funcionando… 

Porque se estivessem, não haveriam mais procrastinadores na face da terra.

Então, deve existir um “algo a mais” que quase ninguém está falando.

E esse “algo mais” é que a procrastinação é multifatorial. 

É algo complexo que merece ser tratado com mais profundidade e não apenas com “hacks mentais”.

Para você ter uma ideia, numa certa ocasião  eu listei rapidamente 23 fatores que causam a  procrastinação. E isso sem considerar fatores fisiológicos (hormônios, neurotransmissores, etc) e os psicopatológicos. Enfim, daria para escrever um livro inteiro de possíveis suspeitos que insistem em travar nossas vidas.

Porém, depois de responder uma pergunta no Quora, eu decidi escrever este artigo explicando como superar a procrastinação causada por não saber por onde começar a fazer alguma coisa.

Por que procrastinamos quando não sabemos por onde começar a fazer algo?

Com certeza isso acontece com muitas pessoas.

Entre os escritores, chegou a ser cunhado o termo “Síndrome da Folha em Branco”, que é aquela sinistra paralisia que afeta os dedos diante da tela branca do computador. 

Convido você a entender os bastidores desse fenômeno antes de avançarmos para a solução. E para isso, vou resgatar um pouco do conhecimento que adquiri no meu mestrado.

Nossa mente é uma “máquina de calcular” probabilidades estatísticas bayesianas. 

A estatística bayesiana, para quem não conhece, difere da estatística frequentista por usar informações que já se tem e modelos preliminares para calcular a probabilidade de algo acontecer. Em outras palavras, usa-se o que já se sabe para depois aprimorar as informações e modelos. E, isso tem tudo a ver com a mente humana.

No caso da mente humana, ela rapidamente calcula as melhores chances de algo dar certo baseando-se nas informações que já temos sobre a tarefa, incluindo tarefas semelhantes.

Em outras palavras, nossa mente olha para a meta a ser atingida e rapidamente calcula como dar o primeiro passo com a maior chance de sucesso.  Depois, ela faz o mesmo com os próximos passos e cria uma linha mestre de ação.

Porém, se nunca fizemos nada parecido, nossa mente fica dando voltas e voltas à procura de alguma informação que permita decidir qual caminho adotar. Esse é o momento em você trava e procrastina.

Na maioria das vezes, conscientes de que não temos as informações necessárias, pedimos ajuda ou fazemos uma pesquisa em livros ou no Google. Mas, nem sempre é assim.

Muitas vezes nossa mente fica presa numa espécie de loop infinito. 

E, envergonhados, damos a esse loop o nome de procrastinação.

Eu sei que parece irracional, mas o medo de errar, de ser julgado ou ridicularizado é brutalmente paralisante. E nos sentimos incompetentes e ansiosos com a situação.

Porém, isso não é um defeito do qual devemos nos envergonhar. 

Pelo contrário, em alguns casos, a procrastinação criativa é uma grande aliada.

Mas, se você está realmente travado, eu tenho uma boa notícia…

Existem várias técnicas que você pode aplicar para sair deste loop procrastinador, das quais eu vou te ensinar uma muito eficaz. 

Crie um Plano de Ação para vencer a procrastinação

Para vencer a procrastinação, defina onde quer chegar e trace uma rota de ação

Como eu disse, a procrastinação tem origem em vários fatores. Se você está procrastinando porque não sabe por onde começar ou, até começa, mas trava no meio do caminho, essa técnica será sua grande aliada.

Passo a passo para criar um Plano de Ação para sua meta

Agora você vai aprender a técnica do Road Map para criar um plano de ação para sua meta, objetivo ou até mesmo para atividades que requerem a execução de mais de uma tarefa para serem concluídas.

  •  Encontre um local tranquilo e livre de interrupções. Sente-se, feche os olhos e respire profundamente algumas vezes.
  • Viaje mentalmente para o futuro, no momento imediatamente após você atingir sua meta.
  • Veja, escute e sinta o ambiente. O que você está vendo? O que você está ouvindo? As pessoas estão olhando admiradas e lhe dando os parabéns? Viva mentalmente esse momento de vitória e perceba como você se sente. Aproveite e gaste um tempo curtindo esse momento. Absorva as energias positivas e motivadoras da vitória.
  • Mantenha os olhos fechados e mentalmente olhe para trás, para o  passado e veja o caminho que percorreu até chegar a esse momento de vitória. Se quiser imagine uma linha do tempo no chão ou uma trilha tortuosa que sobe até o topo da montanha da vitória. Ela representa o caminho com os passos que você percorreu até atingir seu objetivo.
  • Agora, olhando para trás, o que você fez um pouco antes de conquistar seu objetivo? Qual foi a última tarefa que você fez? Anote essa tarefa e quantos dias atrás você a realizou.
  • Olhando mentalmente mais para trás ainda, qual foi a tarefa que você realizou antes desta última tarefa? Novamente anote o que você fez e quanto tempo antes de atingir seu objetivo você realizou essa tarefa.
  • Repita esse processo até chegar ao momento presente, o agora.

Quando você retornar ao presente, vindo da sua viagem mental ao futuro, você terá em mãos uma lista de tarefas fundamentais, com os prazos de execução de cada tarefa. Se precisar ajustar os tempos para bater com o momento presente, não se preocupe. Simplesmente ajuste.

Em seguida, basta organizá-las em ordem crescente de data para ter um Plano de Ação com os próximos passos a serem realizados e um cronograma de execução. 

Agora, quando você pensar no seu objetivo, sua mente não precisa olhar para a jornada inteira e ficar paralisada pela indecisão, pelo medo e pela procrastinação. 

Tudo que você (e ela) precisa fazer é concentrar suas energias em realizar o primeiro passo. E, depois, o segundo, o terceiro, …

E, talvez, você esteja pensando que tudo isso é uma bobagem criada pela sua imaginação. Mas, eu convido você a lembrar do nosso objetivo com essa técnica é destravar sua mente e superar a procrastinação causada pelo medo do novo. 

Depois que você começar a executar o seu Plano de Ação, você perceberá mais claramente os ajustes que precisa fazer. 

Realizador bom é um preguiçoso

Ao longo deste breve artigo vimos como vencer a procrastinação causada por não saber por onde começar. Ainda, vimos o passo a passo de como criar um Plano de Ação para você atingir seu objetivo.

Porém, eu gostaria de te contar qual é a minha opinião mais ampla sobre o assunto. 

Depois de muitos anos ajudando pessoas a serem mais produtivas e terem alta performance, eu descobri que, no fundo, as pessoas não querem ter mais produtividade ou alta performance. Elas não querem fazer mais coisas em menos tempo.

As pessoas querem ser mais respeitadas pela família e pelos amigos. Elas querem mais segurança, conforto e sentimento de realização. Elas querem ser reconhecidas pelas mais conquistas que tiveram na vida. E isso nos leva a uma pergunta muito importante…

Será que precisamos viver um frenesi louco para termos segurança, respeito e reconhecimento?

E a minha conclusão é simples: NÃO.

O que precisamos é ter mais resultados com menos esforço. 

E, depois que eu compreendi isso, eu comecei a focar em ajudar as pessoas a terem mais resultados, com mais tempo livre para elas fazerem o que gostam com as pessoas que amam. 

Ou, como eu costumo dizer, “Um Realizador preguiçoso”.

Porque o preguiçoso sempre vai procurar um jeito de fazer a coisa certa de forma mais fácil, mais rápida e com menos esforço. 

E, acredite, isso é possível. 

Esqueça aquelas mensagens ridículas das redes sociais que insistem em romantizar a pessoa sofredora e herói que trabalha “trocentas” horas por dia, até de madrugada para conquistar o que quer, enquanto a saúde e os relacionamentos escorrem pelo ralo invisível do tempo.

E, agora, enquanto escrevo essas palavras, lembrei da entrevista do Geraldo Rufino no Programa do Jô Soares. Em especial, do momento em que ele diz: 

“Me especializei em fazer nada. Estou até fazendo pós-graduação em fazer nada”.

Eu não sei se você assistiu essa maravilhosa entrevista, mas o que Geraldo Rufino disse é que ele usa sua capacidade de planejamento e liderança para produzir muitos resultados com pouquíssimo esforço. 

Eu penso que a lição mais importante da entrevista de Geraldo Rufino é que é possível gerar muitos resultados e ainda ter tempo livre. 

E o que precisamos para fazer isso?

Precisamos de um conjunto de mindset, técnicas e ferramentas focadas na geração de resultados concretos, práticos e efetivos.

E por isso que de dois anos para cá atualizei (e continuo atualizando) meus treinamentos para focar muito mais na geração de resultados do que na produtividade e alta performance. 

Precisamos gerar resultados com menos esforço e dispêndio de tempo se quisermos preservar a saúde física e mental, os relacionamentos e a própria geração de resultados.

Bem, esse seria um assunto para vários outros post, mas se essa perspectiva que compartilhei despertou seu interesse, deixo o convite para você dar o próximo passo.

Basta clicar no botão abaixo para descobrir como avançar nesta maravilhosa jornada.

Abraços e Muita Paz, Força e Sucesso

Livro para parar de procrastinar

Publicado

em

,

por

Tags: